Como reduzir seu CPA médio
Publicados: 2022-05-06O que é um CPA e por que é importante?
Publicidade paga por clique; um campo cheio de siglas irritantes. Tão crivado, na verdade, que o próprio nome é uma sigla – PPC! Navegar em um cenário de pesadelo de letras maiúsculas pode demorar um pouco para se acostumar, principalmente para pessoas que estão começando na mídia paga ou um leigo se familiarizando com as reportagens de sua agência. Uma das siglas mais importantes em PPC é 'CPA'. Vamos nos aprofundar no que é exatamente um CPA e como ele pode afetar sua conta.
Ao anunciar, seu CPA médio, ou custo por aquisição, é o custo médio de publicidade necessário para gerar uma conversão; seja uma venda, um lead, um telefonema ou qualquer coisa que sua empresa considere um evento valioso.
Essa é uma estatística importante porque fornece um indicador sólido do ROI que seus esforços de publicidade provavelmente gerarão, bem como do crescimento que sua empresa pode esperar à medida que você dimensiona seus gastos com anúncios.
Por exemplo, se o CPA médio para a geração de leads da sua empresa for R$ 30,00 e o valor de um lead for R$ 60,00, seu retorno do investimento em publicidade será 2 (ou seja, R$ 60/R$ 30 = 2).
Como calcular o CPA médio
Os números são os melhores amigos de um anunciante, mas às vezes esquecemos que nem todo mundo gosta de matemática tanto quanto nós. Então, vamos mergulhar exatamente no que faz um CPA, como calculá-lo e como melhorá-lo no futuro.
Existem dois elementos-chave para um CPA: custo médio por clique ou 'CPC' (olha, mais siglas) e sua taxa de conversão média.
A equação para calcular um CPA é:
CPC/taxa de conversão% = CPA
Usando o exemplo do mundo real abaixo, o CPC é de £ 0,91 e a taxa de conversão é de 1,19%. Portanto, o CPA médio (ou custo/conv) é de £ 0,91 / 1,19%. = £ 76,45.
Fonte da imagem: James Bessey-Saldanha
Como reduzir seu CPA médio
É muito bom saber qual é o seu CPA, qualquer tolo pode resolver uma equação se for dado a eles, mas já que você está aqui lendo este artigo, você definitivamente não é um tolo. Então, vamos passar por algumas dicas práticas que você pode implementar para reduzir o CPA médio em sua(s) conta(s) PPC para deixá-los brilhar e gerar um retorno o mais alto possível.
Assim, com base no exemplo acima, ter um CPA baixo pode ser alcançado de duas maneiras diferentes: aumentando sua taxa de conversão média e reduzindo seu CPC médio.
Mas, melhor ainda, existe uma maneira mística de PPCers profissionais conseguirem essas duas coisas ao mesmo tempo com uma técnica muito simples (mas um pouco mais cara). Vamos mergulhar em tudo isso!
Aumentando sua taxa de conversão
Usar estratégias de lances inteligentes que se concentram em gerar mais conversões é uma maneira fantástica de melhorar sua taxa de conversão. Maximizar conversões, CPA desejado, ROAS desejado e maximizar o valor da conversão são ótimas ferramentas e podem fazer maravilhas ao longo do tempo para melhorar incrementalmente as taxas de conversão em sua conta.
Fazer alterações simples em suas páginas de destino pode ajudar a melhorar sua taxa de conversão. Existem milhares de artigos por aí com explicações detalhadas sobre páginas de destino de alta conversão, mas aqui estão algumas noções básicas que você pode fazer agora mesmo:
- Certifique-se de que o conteúdo em suas páginas de destino seja relevante e direto ao ponto
- Existem CTAs claros na página de destino orientando o usuário para a ação que você deseja que ele conclua
- Reduza o número de cliques necessários para concluir sua ação de conversão. Por exemplo, para comércio eletrônico, considere usar as páginas do produto como uma página de destino ou, para um site baseado em leads, considere ter seu formulário visível na página de destino para que os usuários não precisem navegar em uma segunda página.
- Use imagens atraentes que direcionem os usuários para o seu CTA – um truque comum é usar fotos de pessoas apontando ou olhando para seu formulário ou botão. Por exemplo, a página inicial do Skai tem uma imagem clara de uma mulher olhando diretamente para o botão 'Agendar uma reunião'.
Origem da imagem
- Ter avaliações de clientes claramente visíveis é essencial para criar confiança e mostrar a seus usuários que você está falando sério
- Utilizando 'nudges' – nudges são truques psicológicos que induzem seus usuários a completar ações, quando utilizados corretamente podem ser um divisor de águas. Leia mais sobre o poder dos nudges aqui.
Reduzindo seu CPC
O CPC médio é determinado pelo índice de qualidade e pelo lance, que determina a classificação do anúncio. Sem lhe dar uma lição sobre a classificação do anúncio e o índice de qualidade, aqui está a essência do que determina seu CPC em um leilão de anúncios: há uma relação de três vias entre palavras-chave, texto do anúncio e páginas de destino que determina quanto você precisa oferecer para ganhar um leilão de anúncios. Esses fatores se juntam para determinar seu CPC médio.
Por causa dessa relação, é importante que:
- Suas palavras-chave de destino são incluídas na cópia do seu anúncio – isso melhorará a relevância do seu anúncio, o que o Google gosta. Por exemplo, se sua palavra-chave de destino for "Sapatos Azuis", o Título 1 do seu anúncio deve incluir o termo "Sapatos Azuis"... é bastante autoexplicativo.
- Suas palavras-chave de destino são incluídas em sua página de destino – isso melhorará a relevância da sua página de destino, que (chocante) o Google gosta. Por exemplo, se sua palavra-chave de destino é 'Serviços de construção', sua página de destino H1 deve incluir 'Serviços de construção' Novamente, bem simples!
- Sua cópia do anúncio inclui uma cópia semelhante à sua página de destino – isso influencia a relevância do anúncio e da página de destino. Uma técnica muito simples que eu recomendaria para isso é levantar 90 caracteres de cópia de sua página de destino (certifique-se de que é relevante) e usá-lo em uma de suas linhas de descrição.
Quando esses três fatores são reunidos, ele permite que suas palavras-chave de destino se destaquem no índice de qualidade, melhorando assim a classificação do anúncio e reduzindo seu CPC médio.
Implementando uma estrutura SKAG
Insira o acrônimo mais recente, o grupo de anúncios de palavra-chave única, ou SKAG, é exatamente o que parece. Essa é uma maneira fantástica de segmentar suas contas para garantir que você cubra os três pontos mencionados acima. Quando cada grupo de anúncios tem seu próprio conjunto de anúncios especificamente adaptados a uma palavra-chave de destino, ele gera um índice de qualidade médio mais alto em toda a conta.
Isso também dá à sua conta um nível de granularidade incomparável, permitindo que você tome decisões de otimização no nível do grupo de anúncios com base no desempenho de palavras-chave individuais rapidamente.
Usando o exemplo abaixo de uma loja de chapéus on-line, isso significaria que segmentaríamos os grupos de anúncios como abaixo para gerenciar com eficiência o desempenho no nível do grupo de anúncios.
Fonte da imagem: James Bessey-Saldanha
Expandindo palavras-chave e estreitando – o molho secreto
Origem da imagem
Esta pode ser uma analogia estranha, mas ilustra bem o ponto.
Imagine que você é um pescador com apenas um pequeno barco, uma rede e um grande lago cheio de peixes. Esses peixes não estão espalhados uniformemente pelas profundezas do lago, eles estão altamente concentrados em alguns lugares e poucos e distantes entre si em outros. Coloque-se no lugar do pescador, o que você faria para maximizar seu retorno de peixe a longo prazo? Você ficaria em um ponto e lançaria sua rede lá fora o dia todo? Ou você gastaria tempo se movendo entre diferentes pontos, testando o máximo possível do lago para descobrir onde os peixes estão mais concentrados?
Claro, você faria o último, e o mesmo vale para o PPC. Lançar uma ampla rede (ou seja, segmentar uma vasta gama de palavras-chave relevantes) e avaliar onde o desempenho é mais forte para concentrar o orçamento lá é uma estratégia fantástica.
Aplicando esta estratégia
Para ilustrar esse ponto, aqui está um exemplo do mundo real de uma de nossas contas na Reflect Digital:
- Quando assumimos a conta inicialmente, o cliente segmentava um total de 152 palavras-chave diferentes. Nosso primeiro passo foi realizar uma extensa pesquisa de palavras-chave para nos permitir expandir nosso alcance.
- Em seguida, implementamos essas palavras-chave adicionais em uma estrutura de conta SKAG para um total de 829 destinos de palavras-chave.
- À medida que essas palavras-chave acumulavam dados, pudemos pausar palavras-chave com baixo desempenho e aumentar a alocação de orçamento para palavras-chave com bom desempenho.
- Após três meses, reduzimos o número de palavras-chave na conta para 683 destinos de alto valor.
Essa estratégia não apenas nos mostrou palavras-chave com um CPC médio inferior ao que estávamos segmentando inicialmente, mas também nos permitiu descobrir palavras-chave com uma taxa de conversão naturalmente mais alta. No geral, isso nos permitiu melhorar o CPA em mais de 100% nos primeiros três meses.
Então, aí está, um guia sobre como reduzir seu CPA médio. Cada elemento deste guia pode ser discutido em detalhes excruciantes, mas o básico está lá e acionável. Nossos especialistas em PPC da Reflect Digital são mestres nessas táticas, mas o que está impedindo VOCÊ de implementar essas mudanças e seu ROI disparar? Nada! Então vá em frente.