Visão geral do Google Ads: tudo o que você precisa saber
Publicados: 2018-01-17navegação rápida
- Introdução
- O que é o Google Ads?
- Estrutura e configuração da conta do Google Ads
- Como funciona o Google Ads?
- Rede de Pesquisa do Google
- Quais métricas o Google leva em consideração?
- Custo por clique (CPC)
- Classificação do anúncio
- Índice de qualidade
- Como determinar o Índice de qualidade?
- Taxa de cliques esperada (CTR)
- Relevância do anúncio
- Experiência na página de destino
- Rede de Display do Google
- Como funciona a Rede de Display do Google?
- Posso usar o Google Ads para executar campanhas de marketing de afiliados?
- Conclusão
Introdução
Há muito a ser dito sobre publicidade online e as amplas oportunidades que ela oferece para qualquer profissional de marketing determinado.
De fato, a publicidade online promete oferecer uma melhor interação com o cliente, a possibilidade de rastrear o comportamento do usuário em tempo real, um relatório preciso dos resultados do anúncio e muito mais.
Mesmo assim, uma das vantagens mais importantes é a capacidade que os anunciantes têm de entregar anúncios direcionados ao seu público.
De fato, o principal objetivo que está diante dos anunciantes de hoje é alcançar os clientes certos no momento certo.
Nesse sentido, o programa de publicidade do Google – Google Ads – ajuda você a alcançar efetivamente os usuários online.
Além disso, permite-lhe oferecer soluções concretas aos seus potenciais clientes.
Por último, mas não menos importante, o Google Ads também ajuda você a criar uma presença on-line adicional.
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O que é o Google Ads?
O Google Ads é o programa de publicidade online do Google.
Ele permite que usuários e empresas anunciem e alcancem públicos interessados nos produtos e serviços que oferecem na Rede de Pesquisa do Google, bem como em sua rede de sites parceiros.
Assim como no mundo do marketing de afiliados, os anunciantes do Google Ads pagam apenas por resultados.
Como?
Simples!
Quando alguém clica no anúncio, visita o site, vê o vídeo no YouTube ou liga para ele.
Em outras palavras, quando seu anúncio é bem-sucedido.
Usando anúncios de pesquisa baseados em texto, anúncios gráficos, anúncios em vídeo do YouTube ou anúncios para celular no aplicativo, os anunciantes podem alcançar seu público-alvo com o Google Ads pagando (lances em diferentes critérios) para que seus anúncios sejam colocados no topo na página de resultados de pesquisa ou serem exibidos em outros sites nas redes do Google.
Estrutura e configuração da conta do Google Ads
Pronto para entender como usar o Google Ads?
Vamos lá!
Assim como qualquer outra plataforma, a conta do Google Ads tem uma estrutura específica com a qual todo anunciante precisa estar familiarizado para executar campanhas online de sucesso.
A imagem abaixo mostra como uma conta deve ser estruturada.
O nível mais alto é o nível da conta em que os anunciantes podem ajustar as informações de cobrança e o fuso horário.
Cada conta tem campanhas, inclusive dentro de diferentes grupos de anúncios.
Quanto aos grupos de anúncios, eles consistem em anúncios e critérios de segmentação específicos, como palavras-chave, públicos, interesses etc.
Existe até uma ferramenta de palavras-chave do Google Ads, também conhecida como Google Ads Keyword Planner.
Você pode conferir aqui mesmo!
Para configurar uma conta no Google Ads, o anunciante deve usar um endereço de e-mail e uma senha.
O login do Google Ads é super simples.
A condição obrigatória aqui é que este endereço de e-mail seja uma conta do Google (registrada no Gmail).
As boas notícias?
Essa conta pode ser usada para fazer login em todos os produtos do Google, incluindo anúncios.
Sim!
O login do Google Ads é simples, de fato.
Outro grande aspecto?
O fato de que – uma vez associado a uma conta do Google – você não pode usar seu e-mail para nenhuma outra conta e produto do Google.
Isso significa que, se você pretende gerenciar algumas contas de anúncios, tenho más notícias para você:
Não pode fazer!
Nesse caso específico, você deve criar uma conta de administrador do Google Ads diferente.
Depois de criado, o anunciante precisará configurar seu fuso horário e detalhes de cobrança.
O fuso horário pode ser alterado apenas uma vez, enquanto as configurações de cobrança permanecerão para sempre.
O que fazer?
Sugiro que você preste atenção extra a esses detalhes ao criar sua conta.
E os detalhes de faturamento?
Aqui, os anunciantes podem optar entre pagamentos manuais e automáticos, usando cartão de débito ou crédito.
Como funcionam os pagamentos manuais no Google Ads?
Eles são uma forma de você pagar antecipadamente sua campanha do Google Ads.
Se o anunciante decidir efetuar um pagamento no valor de 150 USD, o custo da campanha será deduzido desse valor.
Com os pagamentos automáticos, os anunciantes são cobrados automaticamente após a exibição de seus anúncios ou uma vez a cada 30 dias após a última cobrança.
Como funciona o Google Ads?
Este curso do Google Ads está indo muito bem!
Mas espere!
Antes de permitir que você mergulhe nos segredos da plataforma e ensine a vocês como criar sua primeira campanha de publicidade online, há algo que você precisa fazer.
O que é isso?
Simples.
Você deve olhar mais de perto!
Detalhe, mano!
Veremos algumas métricas e fatores importantes relacionados ao Google Ads.
Mais?
Também abordaremos o básico das duas redes principais:
Pesquisa do Google e Rede de Display do Google.
Vamos lidar primeiro com a Rede de Pesquisa do Google, certo?
Rede de Pesquisa do Google
Se eu tivesse que descrever o Google Ads em uma palavra, essa seria a palavra “leilão”.
Vamos imaginar que você está procurando um iPhone no Google.
Como você pode ver na imagem, ao pesquisar no Google, na maioria das vezes você verificará os anúncios localizados acima e abaixo dos resultados da pesquisa orgânica na primeira e segunda página do mecanismo de pesquisa.
Para que esses anúncios sejam exibidos, a primeira coisa que os anunciantes precisam fazer é incluir as mesmas palavras-chave (ou semelhantes) em suas campanhas no Google Ads.
Se você se concentrar no exemplo acima, estaríamos nos referindo a palavras-chave como 'iphone' e palavras-chave que estão de alguma forma relacionadas ao iPhone.
Digamos que você esteja procurando por um iPhone.
Você digita iPhone na barra de pesquisa do Google.
Depois de clicar no botão de pesquisa, o Google começa a analisar todos os anunciantes que incluíram a palavra-chave 'iphone' (ou palavras-chave semelhantes) em suas campanhas no Ads e realiza um leilão.
Se mais de um anunciante estiver fazendo lances em um iPhone para um determinado local e o Google decidir que a palavra-chave é relevante para a consulta de pesquisa do usuário, um leilão será acionado.
Tudo certo.
Mas agora você está perguntando:
“O que são essas fotos do iPhone que posso ver acima dos anúncios?”
Eles são anúncios e são chamados de anúncios do Shopping.
Eles também são executados por anúncios.
No entanto, o princípio por trás desses anúncios é diferente.
Quer saber mais sobre esse tipo específico de anúncios do Google?
Entraremos em mais detalhes nos próximos artigos desta série do Google Ads.
Tudo o que você precisa saber por enquanto é que os anúncios do Shopping também podem aparecer em uma pesquisa rápida no Google.
Voltando ao leilão e às palavras-chave:
Para que os anúncios sejam exibidos no Google, o mecanismo de pesquisa levará em consideração algumas métricas.
Quais métricas o Google leva em consideração?
Quer saber quais métricas o Google leva em consideração para exibir anúncios no Google Ads?
Confira todos eles agora!
Custo por clique (CPC)
Quando os anunciantes inserem palavras-chave em suas campanhas, eles precisam decidir quanto estão dispostos a gastar quando os usuários clicam em seus anúncios.
Levando em consideração a concorrência e o valor máximo que os anunciantes estão dispostos a gastar (esse é o CPC máximo que eles estão escolhendo, que tende a ser menor que o CPC real que estão pagando), o Google inserirá o anúncio nas SERPs.
Já que estou me referindo à localização, é hora de passar para a próxima métrica que o Google cuida.
Classificação do anúncio
A classificação do anúncio é responsável pela posição que seus anúncios assumirão na página de resultados de pesquisa do Google.
É baseado em duas coisas:
- seu lance máximo para essa palavra-chave específica (o CPC máximo que o anunciante está escolhendo para suas palavras-chave)
- outra métrica muito importante chamada Índice de qualidade
Quer ver como essa classificação de anúncio é calculada?
Clique aqui!
Índice de qualidade
Outra métrica importante?
Índice de qualidade do Google Ads.
É disso que se trata o Ads.
Representa a relevância da sua página de destino e dos anúncios para as palavras-chave que você escolheu.
A pontuação é calculada em uma escala de 1 a 10, em que 10/10 significa basicamente que você tem as palavras-chave com melhor desempenho.
Como determinar o Índice de qualidade?
Vamos dar uma olhada em três fatores específicos, não é?
Taxa de cliques esperada (CTR)
Antes de definir o que é a taxa de cliques esperada, vamos primeiro olhar para a própria CTR.
A CTR é uma métrica que mede a frequência com que os usuários que veem seus anúncios acabam clicando e o desempenho real de suas palavras-chave e anúncios.
A fórmula para calcular o CTR é simples:
O número total de cliques dividido pelo número total de impressões vezes 100.
Vamos imaginar que seu anúncio recebeu 20 cliques e foi exibido 5.000 vezes.
A CTR desse anúncio específico seria algo assim:
20/5000 = 0,4% CTR
A taxa de cliques esperada está intimamente relacionada à própria CTR.
Ele mede a estimativa do Google sobre a probabilidade de os espectadores do anúncio clicarem nos anúncios quando exibidos para uma palavra-chave específica.
Ao calcular a CTR esperada, o Google leva em consideração os dados históricos das palavras-chave (o desempenho delas) com base na posição de seus anúncios.
As classificações possíveis da taxa de cliques esperada que os anunciantes podem obter são "acima da média", "média" ou "abaixo da média", usando apenas a palavra-chave de correspondência exata.
A CTR esperada ajuda você a entender a probabilidade de os usuários clicarem em seus anúncios quando eles são exibidos para uma palavra-chave específica.
Um status 'abaixo da média' significa que seu anúncio não está atraindo nenhum interesse tangível para levar os usuários ao seu website e para concluir a ação desejada pelo anunciante.
Além disso, uma CTR baixa impacta negativamente o Índice de qualidade, e também impacta os custos de suas campanhas, que obviamente serão maiores.
Relevância do anúncio
Essa métrica conecta as palavras-chave aos seus anúncios.
Ele mostra a relevância das palavras-chave selecionadas para seus anúncios.
Assim como na CTR esperada, a relevância do anúncio tem três status que medem essa relevância:
“Abaixo da média”, “média” ou “acima da média”.
Experiência na página de destino
Lembra do exemplo do iPhone?
Vamos voltar a isso rápido!
Vamos fingir que há um usuário na estratosfera da internet.
Esse cara está procurando um iPhone 6s.
Ele clica em seu anúncio e chega à sua página, que oferece diferentes tipos de iPhones.
É disso que se trata a experiência da página de destino:
Configurar URLs de destino relevantes para seus anúncios e direcionar os usuários ao conteúdo que estão procurando.
A experiência da página de destino afeta diretamente a classificação do anúncio, o CPC e a posição no leilão de anúncios.
Além disso, uma experiência ruim do usuário pode reduzir o número de vezes que seus anúncios são exibidos.
Rede de Display do Google
Hora da Rede de Display do Google!
A Rede de Display do Google (GDN) é o segundo segmento principal da rede do Google.
De acordo com fontes externas, a GDN atinge 90% de todos os usuários de internet e tem mais de 2 milhões de sites em seu interior.
Parte da Rede de Display do Google são sites como Google Finance, Gmail, Blogger, YouTube, bem como outros sites e aplicativos móveis parceiros do Google (sites do Google AdSense, DoubleClick Ad Exchange, etc.)
Na imagem abaixo, você pode ver um exemplo de anúncio localizado em um site que faz parte da Rede de Display do Google.
Como já mencionei, a Rede de Display do Google permite que você execute anúncios de texto junto com outros tipos de formatos, como anúncios gráficos (anúncios de banner), em vídeo (YouTube) ou rich media (HTML, Flash).
Como funciona a Rede de Display do Google?
Ao contrário da rede de pesquisa do Google, a Rede de Display do Google funciona mais como um reconhecimento de marca de seu produto ou serviço.
Ele agarra o cliente em um estágio anterior do processo de compra.
Imagine que você quer comprar um carro novo.
A maioria das pessoas começa a verificar o preço, o modelo e o melhor momento para comprar um carro pela internet.
O que fazer, então?
Agarre esta atividade emocionante.
Como?
Insira palavras e frases relevantes para seus produtos e serviços (segmentação contextual) em anúncios.
Depois, a plataforma começa a escanear o conteúdo dos sites, parte da GDN, que são relevantes para suas palavras-chave.
Em seguida, ele exibe anúncios de texto para seus clientes em potencial.
Outro tipo de segmentação disponível na Rede de Display do Google?
Você pode segmentar por demografia, interesses e tópicos, um tipo diferente de público.
Você pode até exibir anúncios em sites específicos de sua escolha (canais gerenciados).
Sem dúvida, há um recurso de segmentação super poderoso disponível nas redes de pesquisa e exibição do Google Ads, mas também em muitas outras plataformas, como AdRoll, Retargeter ou Facebook.
O que é isso, você pergunta?
Retargeting (remarketing do Google Ads).
É realmente um daqueles fundamentos do Google Ads!
Essa opção é adequada para os usuários que saíram do site do anunciante sem concluir a ação desejada:
Uma compra, uma inscrição em uma newsletter ou outra.
As informações desse público são inseridas em listas de remarketing específicas que o anunciante pode configurar no sistema de anúncios, com base no ID do cookie do usuário.
O sistema do Google Ads leva essas informações em consideração.
Em seguida, ele começa a exibir anúncios de 'lembrete' para esses usuários nos sites da GDN em que eles estão navegando.
Posso usar o Google Ads para executar campanhas de marketing de afiliados?
Você é um comerciante afiliado, não é?
Isso significa que você está esperando por essa resposta há muito tempo.
Hora de dá-lo.
A resposta é sim.
Claro que sim!
Cuidado, porém.
Você deve entender que os anúncios são muito restritivos quando se trata de marketing de afiliados e algumas de suas práticas obscuras.
Isso significa que você definitivamente precisa conhecer suas políticas antes de exibir qualquer anúncio.
Além disso, você também precisa fornecer um site ou página de destino de alta qualidade na qual possa destacar os benefícios do produto ou serviço específico que está anunciando.
Além disso, você precisa ENVIAR TODO O TRÁFEGO DO ANÚNCIO PARA ESSA PÁGINA.
Decidi usar maiúsculas aqui, pois a maioria dos afiliados está usando redirecionamentos para outras páginas da web.
Isso é completamente proibido no Google Ads.
Vamos colocar assim, para que não haja ilusões:
Práticas obscuras são proibidas em anúncios.
Se você deseja ter sucesso nessa plataforma, deve estar pronto para fornecer conteúdo de alta qualidade.
Deve ser relevante para o que os usuários estão procurando.
O que mais você deve saber?
Que você deve verificar os termos de cada programa de afiliados para garantir que eles estejam de acordo com os métodos de promoção que você deseja.
Mais?
Você deve esperar pagar um preço caro por este festival do Google Ads.
Quando se trata de publicidade, o Google Ads é uma das fontes de tráfego de maior conversão.
No entanto, o custo do Google Ads não é brincadeira.
Na verdade, pode ser bastante caro.
O preço do Google Ads é alto.
Você está pensando em executar campanhas de anúncios?
Além de conversar com a equipe de suporte do Google Ads sobre sua conta do Google Ads, veja o que você pode fazer:
Verifique a Seção de Ajuda.
Tudo é bem organizado.
É quase como um Google Ads para manequins.
Você pode aprender facilmente o básico (mesmo que não seja realmente recomendado para iniciantes).
Conclusão
Isso é tudo para este treinamento do Google Ads.
Agora você sabe o que é o Google Ads, como o Google Ads funciona e está pronto para começar.
Agora você tem uma certificação do Google Ads de conhecimento incrível, concedida a você por mim, um especialista em Google Ads da Mobidea Academy.
Com mais de 1,2 milhão de anunciantes e a recente dominação da empresa no mercado de publicidade de busca móvel, o Google Ads deve continuar seu incrível sucesso nos próximos anos.
Se você está vendendo um produto ou serviço real, seu site converte. Se você está seguindo as políticas do Google AdWord, tem uma ótima configuração de campanha e um orçamento decente para testar, você pode definitivamente fazer chover em anúncios.
Um ótimo gerenciamento do Google Ads permitirá que você crie campanhas e colha os frutos.
Outra coisa:
Não deixe que este artigo seja sua única fonte de informações sobre o Google Ads.
Saiba mais sobre a ferramenta de visualização do Google Ads, o editor do Google Ads e muito mais acessando o blog oficial do Google Ads.
Felicidades!
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