CPC x CPM: acertando o modelo de preço

Publicados: 2016-06-03
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  • Introdução
  • O que é CPM?
  • O que é CPC?
  • CPC vs CPM: a batalha

Introdução

Há momentos em nossa vida em que somos confrontados com uma pergunta:

Qual decisão devemos tomar?

Qual opção devemos escolher?

Este é um momento de análise racional e crítica.

Não podemos confiar apenas na intuição para nos guiar.

Na verdade, temos que analisar todos os prós e contras, levando em consideração todos os riscos, tentando encontrar a melhor solução disponível .

Essa necessidade de análise e de saber de fato para onde você está indo antes de fazer uma mudança é fundamental na área de compra de mídia.

Ele não apenas define que tipo de comprador de mídia você se tornará – é também o que separa o sucesso do fracasso.

Na verdade, ao comprar tráfego, você notará que diferentes redes de anúncios oferecem diferentes opções de lances.

Há CPM, CPC, CPV e algumas redes de anúncios ainda permitem que você escolha como prefere trabalhar.

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Neste artigo, mostrarei que você precisa conhecer esses termos como a palma da sua mão.

Você precisa entender todos os meandros e detalhes.

Por quê?

Porque você terá que conhecer cada modelo específico para tomar as decisões certas e conseguir esse dinheiro!

Preparar?

O que é CPM?

CPM significa custo por 1.000 impressões.

Isso significa que você está definindo o preço que deseja pagar por mil impressões do seu banner/popunder para os usuários visualizarem.

O que é CPC?

CPC significa custo por clique em seu anúncio.

Isso significa que você pagará por cada clique em seu banner.

Por último, vamos definir CPV.

Significa custo por visitante único.

CPC vs CPM: a batalha

Agora que esboçamos os três modelos diferentes, vamos entender a dinâmica em jogo aqui.

Primeiro, você nunca deve esquecer que a compra de mídia tem tudo a ver com o número de conversões que cada anúncio específico está gerando.

Com base no CPC, por exemplo, você está pagando pelos cliques diretamente, ao mesmo tempo em que evita uma etapa adicional por clique.

Esta é a razão pela qual um clique parece ser mais valioso do que uma impressão.

É basicamente por isso que o CPC pode parecer a melhor escolha.

No entanto, nem sempre é assim!

Se você trabalha com base no CPM – e paga por impressão – você precisa obter o número máximo de cliques possível dessas impressões.

Nesse caso, seus banners devem ser atraentes para motivar os usuários a clicar neles.

Você precisa trabalhar duro em banners. De fato, é crucial que você os teste, analisando como seu CTR muda dependendo da cor, texto ou imagem do banner.

Este processo de teste tem apenas um objetivo:

Aumentando sua CTR!

Dê uma olhada no exemplo a seguir:

Vamos supor que você pode optar por comprar o mesmo tráfego de qualidade por US$ 1 CPM ou US$ 0,05 CPC.

Imagine que você tem um orçamento de $ 100.

Se você comprar com base no CPC, receberá US$ 100/US$ 0,05=2.000 cliques.

Se você trabalha com CPM – pelo mesmo dinheiro – você pode obter 1.000*$100/$1 = 100.000 impressões.

Vamos imaginar que o CTR do seu banner seja de 1% (o que normalmente é baixo).

Nesse caso, você receberá 100.000 * 1% = 1.000 cliques com o mesmo orçamento.

No entanto, se sua CTR for maior (3%, por exemplo), você receberá 100.000 * 3% = 3.000 cliques para esse mesmo orçamento.

O que você aprendeu com isso? Fácil!

Você pode ver que o modelo CPM pode ser o mais lucrativo, se sua CTR for maior (o que significa que você consegue mais cliques).

Esta é a razão pela qual – ao trabalhar com base em CPM – você precisa realmente analisar e otimizar seus banners.

Isso exige que você se aproxime e dê o seu melhor.

Além disso, o CPM permite que você compre tráfego de pontos premium (com um CTR muito alto).

O método CPM é muito mais barato do que usar um sistema de lances de CPC, pois você pode receber o mesmo número de cliques e conversões pagando uma quantia menor.

Se você optar por trabalhar no CPM, há mais um parâmetro com o qual você pode brincar e que pode lhe trazer uma renda adicional:

O limite de frequência.

Isso significa que você pode aumentar o número de impressões.

Isso trará conversões e você pode brincar com o limite de frequência para obter o efeito oposto.

Na verdade, você pode limitá-los, mesmo que eles tragam cliques, mas não convertam.

Além disso, se você estiver usando banners enganosos e prometer aos seus usuários que eles poderão assistir ou baixar conteúdo de vídeo incrível (mas no final eles acabam caindo em algum jogo ruim), você estará arruinando suas expectativas.

Nesse caso, você receberá muitos cliques, mas um nível de conversões decepcionantemente baixo.

Por quê?

Devido ao fato de você ter enganado os usuários, prometendo a eles um tipo de conteúdo incrível que eles acabaram não conseguindo ver.

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Isso significa que eles estão descontentes e obviamente não farão uma compra.

Essa atitude de alguns Media Buyers é simplesmente absurda porque – sendo que você está pagando por cada clique – é burrice enganar usuários que nem acabam comprando seu conteúdo.

Pegue?

Estamos falando de muitos cliques estúpidos pelos quais você paga sem nenhum retorno, já que os usuários não comprarão o que você está vendendo.

Sugiro que você use o CPC apenas caso seu banner corresponda ao seu produto.

É assim que você garante que os usuários que clicam no banner realmente desejam comprar essa oferta específica.

Se a qualidade do tráfego da rede de anúncios na qual você está tentando comprar não for incrível porque você sente que há muito tráfego de bot (ou seja, os robôs visualizarão a página, mas nunca clicarão e converterão), é mais lógico usar o método CPC.

Você basicamente vai pagar apenas por pessoas reais clicando no banner.

Isso significa que você não gastará dinheiro em impressões de bot irrelevantes como faria no CPM.

Trabalhar com CPC é obviamente mais estável.

Na verdade, você sempre sabe quanto precisa gastar para obter um determinado número de cliques.

O modelo CPM é mais arriscado, especialmente se você testou o banner errado ou se seus usuários se cansaram de seus criativos.

Nesses casos, sua CTR pode diminuir. CTR baixo é igual a baixo desempenho.

Simples.

O que agora?

Como você escolhe o caminho certo no final do dia?

Eu recomendo que você trabalhe com base no CPC caso tenha uma oferta incrível com uma taxa de conversão muito alta e esteja usando um banner adaptado a essa oferta específica.

Nesse caso, você obterá cliques direcionados no banner e provavelmente também obterá muitas conversões, já que a oferta tem um ótimo CR.

Além disso, esse processo diminuirá seu tempo de otimização, na medida em que você realmente não precisa se preocupar em aumentar sua CTR.

Por outro lado, vamos imaginar que você está usando um rotador de ofertas e é impossível para você adaptar um banner para cada oferta específica.

No entanto, você é ótimo em fazer alguns banners genéricos atraentes que estimularão os usuários a clicar.

Neste caso específico, obviamente sugiro que você trabalhe no CPM.

Ao fazer isso, você terá um parâmetro adicional para jogar para aumentar sua lucratividade, que é o CTR do banner.

Espero que você possa aprender com essas habilidades cruciais de compra de mídia que certamente o ajudarão a ter sucesso no jogo.

Lembre-se: neste mundo, testar não é uma piada – é uma lei e um requisito que deve ser seu mantra eterno.

Você nunca pode esquecer a fórmula do sucesso: você precisa entender todos os prós e contras, fazer alguns testes e descobrir qual modelo de precificação é mais eficiente e mais lucrativo para você.

Boa sorte a todos!