Lances de CPC x CPM: qual é a diferença em 2022?
Publicados: 2021-07-12CPM e CPC são opções de preços que definem quanto dinheiro um anunciante pagará por uma campanha publicitária em um site. Os anunciantes fazem lances nas redes de anúncios de acordo com essas opções de preços para obter o melhor posicionamento para seus anúncios.
Como anunciante, qual você deve escolher? Como editor, qual opção paga melhor? Aqui na CodeFuel, preparamos este guia para orientá-lo sobre os detalhes dos lances de CPM versus CPC.
O que é custo por clique
Definição de custo por clique: refere-se ao valor que você recebe sempre que um visitante clica em um anúncio em seu site. Para os anunciantes é o custo que eles pagam ao editor por cada clique. |
Por exemplo, se a campanha do anunciante gerar 1.000 cliques a um CPC de US$ 3, você receberá US$ 3.000.
Exemplo para anunciantes
Orçamento de publicidade: US$ 100
Modelo de preço: $ 0,07 CPC
Número de cliques/orçamento: (US$ 100/US$ 0,04) = 2.500 cliques
Conclusão: você obtém o número de impressões necessário para atingir 3.000 cliques, independentemente da CTR
O que é custo por mil
Definição de custo por mil: refere-se ao valor que os anunciantes pagam por mil impressões de seu anúncio. Para os editores é o preço que eles cobram dos anunciantes por mil impressões de seu anúncio em seu site. |
Por exemplo, se o preço do CPM for de US$ 2 por mil impressões e gerar 10.000 impressões, o anunciante pagará US$ 20.
Exemplo para anunciantes
Orçamento de publicidade: US$ 100
Modelo de preços: $ 2 CPM
Número de cliques/orçamento: (US$ 100*1.000/US$ 2) = 50.000 impressões
Conclusão: você obtém o mesmo número de impressões, independentemente da sua CTR.
Qual é a diferença entre CPC e CPM?
Como o CPM se refere a quantas vezes o anúncio aparece no site, os anunciantes usam essa opção para aumentar a visibilidade da marca. Ao escolher sites relacionados aos seus negócios, as marcas podem aumentar o reconhecimento de seu produto ou serviço.
A desvantagem do CPM é que o anunciante paga pelas impressões, independentemente de receber ou não cliques em seu site.
CPC refere-se a quantas vezes os visitantes clicam no anúncio específico. As marcas escolhem essa opção de preço para gerar conversões na forma de visitas ao site ou vendas. Quando um visitante clica no anúncio, é levado ao site do anunciante que paga o custo desse clique.
A desvantagem do CPC é que eles são menos impressões. No entanto, os anúncios são segmentados e o anunciante paga quando um usuário clica nesses anúncios.
Como funciona o sistema de licitação?
Os anunciantes fazem lances em leilões de anúncios gerenciados por editores e redes de anúncios como Facebook ou Google AdSense. Vamos esclarecer alguns termos básicos dos leilões de publicidade online:
Lance do anúncio: o lance é quanto um anunciante se propõe a pagar por um anúncio publicado em uma rede ou site.
Orçamento do anúncio: o orçamento refere-se a quanto dinheiro uma empresa ou marca deseja pagar pelos anúncios dessa campanha.
Por que as redes de anúncios usam leilões para determinar os anúncios que aparecem nas páginas do site?
As redes usam os leilões para selecionar os anúncios mais bem pagos e mais relevantes para um site. Em um leilão de anúncios típico, os anunciantes informam o preço que desejam pagar por cliques em anúncios ou impressões veiculadas em editores ou páginas da plataforma.
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O leilão classifica os anunciantes de acordo com seu lance e (no caso do Google Adsense, o índice de qualidade). Em seguida, a plataforma atribui o bloco de anúncios ao maior lance. Portanto, os editores recebem anúncios de alto valor e as marcas colocam seus anúncios em sites relevantes.
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Lances de custo por clique (CPC)
Nesse modelo, o anunciante só paga se alguém clicar em um de seus anúncios. Normalmente, as marcas usam o modelo de lances de CPC ao trabalhar com anúncios da Rede de Pesquisa, pois aumenta as conversões. Os lances de CPC são classificados de acordo com a taxa de cliques, o Índice de qualidade e outros fatores.
Você tem duas opções principais para lances de anúncios:
Lance automático
Nesta opção, você define um orçamento de quanto está disposto a pagar. A rede de anúncios apresenta o máximo de cliques que pode oferecer para o seu orçamento. Algumas redes permitem que você defina um custo máximo por clique para que você possa controlar seus custos.
O lance automático pode economizar seu tempo e permitir que você planeje seu orçamento. Se você usar essa opção, recomendamos definir um CPC máximo.
Lances manuais
Nesta opção, você pode controlar seus lances máximos. Por exemplo, você pode definir qual é o valor máximo que deseja pagar, seja por grupo, palavra-chave ou canal.
Essa opção oferece mais controle sobre quanto você gasta por clique. A desvantagem é que pode ser demorado.
Lances de custo por mil (mil) impressões (CPM)
Esse modelo de lance é mais comum para anunciantes que procuram anúncios gráficos. Como mencionamos anteriormente, o Cost per Mille ajuda você a aumentar o reconhecimento da sua marca.
A vantagem é que os lances de anúncios gráficos se concentram no preço. Portanto, o licitante mais alto ocupa o primeiro lugar. A desvantagem desse método é que você pode pagar por mil impressões, mas essas impressões resultam em zero cliques.
Quando o CPM é sua melhor opção
O CPM é a melhor opção quando seu objetivo é tornar sua marca conhecida. É a melhor escolha para maximizar sua exposição e envolver seu público para o estado de conscientização.
Quando o CPC é sua melhor opção
Um modelo de CPC é melhor para incentivar conversões ou aquisições. Isso ajuda você a maximizar seu ROI.
CPM | CPC |
Você garante que seu anúncio receberá as impressões pelas quais você pagou | Gera receita com base em uma ação |
Aumenta a visibilidade | Obtém interação de intenção mais alta |
Bom para anunciantes iniciantes que precisam criar exposição para medir a CTR | É transparente (você só paga quando obtém resultados – cliques) |
Ótimo para estratégias de teste A/B | Ótimo para campanhas de retargeting |
Preços de CPC e CPM para editores
Origem da imagem
Exploramos os modelos de CPC e CPM para anunciantes, mas como isso funciona para os editores?
CPC x CPM para publicidade programática
A escolha do modelo de CPC ou CPM dependerá da meta do anunciante para a campanha específica. No entanto, para publicidade programática, o CPM oferece algumas vantagens:
- Risco reduzido de fraude de anúncios: modelos como CPC e CPA podem estar sujeitos a fraudes como injeção de cliques e spam de cliques. Como o CPM se concentra nas vezes em que o anúncio é visualizado, ele não oferece tantos incentivos aos fraudadores.
- Custo-benefício: o CPM, especialmente o CPM dinâmico, permite que os profissionais de marketing automatizem seu orçamento de lances para que possam controlar o orçamento de publicidade.
Lances de CPM x CPC por plataforma
Cada plataforma tem um modelo diferente para lances de anúncios, vamos dar uma olhada nos mais populares:
O Facebook oferece dois níveis para opções de preços que consistem em quatro opções internas:
- Se você deseja usar o modelo CPA (Custo por ação), deve escolher: “Resultado do anúncio/Conversões do site”.
- O CPL (Custo por Curtida) só está disponível se você escolher: ”Resultados do anúncio/Curtidas na página”.
- O Facebook oferece o CPC como uma opção padrão para lances. Esta opção é boa para o início se você for uma pequena empresa.
- O Google AdSense permite que os anunciantes deem lances de acordo com os seguintes tipos: CPC, CPM, Active View (custo por 1.000 impressões visíveis) e CPE (custo por engajamento)
- Os anunciantes participam de um leilão de anúncios por meio do qual o Google AdWords seleciona quais anúncios serão exibidos em qual ordem e posicionamento.
- Além de CPC e CPM, os anunciantes podem definir lances por CPM do Active View . Ou seja, a porcentagem de impressões visíveis. O que é uma impressão visível? Quando pelo menos 50% do anúncio está visível na janela do navegador do visitante e o anúncio foi visualizado por mais de um segundo.
- O Google AdSense também permite que os anunciantes façam lances de acordo com o custo por engajamento. A ação de engajamento é definida pelos anunciantes. Nesse tipo de lance o anunciante paga quando o visitante interage com o anúncio de forma pré-definida. Os exemplos podem incluir passar o mouse sobre os anúncios por um determinado período de tempo, fazer uma enquete, iniciar um anúncio em vídeo, inscrever-se em um boletim informativo.
- O LinkedIn é a plataforma mais utilizada pelos anunciantes B2B. Mas há várias opções de lances no LinkedIn, incluindo CPC e CPM otimizados.
- O CPC otimizado é cobrado por clique, portanto, oferece mais controle sobre o desempenho do anúncio.
Lance de eCPC = Taxa de conversão histórica * Meta de CPA
- A implementação de um lance de CPM funciona melhor quando a CTR está acima da média do LinkedIn (> 1%), resultando em mais impressões e cliques.
- No LinkedIn, você pode optar por lances automáticos ou manuais. No entanto, o lance manual é melhor nessa plataforma porque o CPC no LinkedIn se correlaciona com o próprio lance de CPC. No lance automático do LinkedIn, você é cobrado com base na impressão.
- Para o Instagram, os anúncios de CPC são mais consistentes , pois você sabe exatamente quanto paga por clique e pode gerenciar seu orçamento em torno disso. O CPC é melhor no contexto do Instagram quando você deseja atingir um número específico de cliques. O algoritmo do Instagram mostrará seus anúncios para os usuários com maior probabilidade de clicar.
- Se você não tiver uma grande base de seguidores, o CPM poderá ajudá-lo a ter um desempenho melhor . Se você conhece nosso público, pode testar a visibilidade do seu anúncio executando um número específico de impressões. O CPM funciona muito bem para testes A/B de anúncios do Instagram.
Perguntas frequentes sobre CPC e CPM
1. Qual é melhor? CPC ou CPM?
Se você for um anunciante, o modelo de preços escolhido dependerá das metas de sua campanha. Se a meta da sua campanha for aumentar as conversões e gerar ações, o modelo de CPC será mais eficaz. Se você deseja aumentar o reconhecimento da sua marca, o modelo CPM funciona melhor.
2. Como os editores são pagos em uma troca de anúncios?
Os editores do Ad Exchange são pagos com base em uma métrica chamada "custo efetivo por mil" (custo efetivo por mil impressões). Essa taxa mede a receita de anúncios de uma campanha pelo número de impressões.
3. Como você calcula o eCPM?
eCPM = receita total de anúncios ( Impressões/1000) |
4. O que é CPA?
Esse modelo envolve o pagamento sempre que um usuário realiza uma ação, por exemplo, uma compra, em um site após clicar no anúncio.
CPA = Custo de publicidade Número de ações |
5. O que é CPCustomer?
Algumas plataformas permitem que as empresas calculem o custo de aquisição de um cliente. Embora o CPA rastreie quanto custa para você fazer com que um cliente faça a primeira ação, se a ação não for uma compra, você precisa adicionar outra variável.
Custo por Cliente = CPA x (Número de Leads que Compram Número total de leads) |
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