Melhor maneira de calcular a taxa de conversão do seu site ou campanha

Publicados: 2022-08-26


Se você é proprietário de uma empresa e está executando campanhas publicitárias para sua empresa, medir a taxa de conversão da campanha é a estratégia mais importante e obrigatória para aumentar as vendas e as conversões. Ao medir a taxa de conversão, qualquer empresa pode otimizar o desempenho de suas campanhas e aumentar a taxa de conversão.

Mas a questão é: como você calcula a taxa de conversão do seu site ou campanha?

Neste artigo, abordamos tudo sobre a taxa de conversão, sua importância e algumas formas eficazes de calcular a taxa de conversão para o seu negócio.

Vamos começar!

O que é a Taxa de Conversão?

Uma taxa de conversão é apenas uma fórmula ou métrica simples que as empresas usam para medir o desempenho de suas campanhas publicitárias e identificar o total de vendas, cliques, lucro/perda, orçamento e outras atividades que ocorrem durante a campanha. É essencial que as empresas identifiquem as vendas, cliques, conversões, leads e outras coisas para que possam determinar se a campanha é lucrativa ou não e, posteriormente, tomar decisões para otimizar a campanha e torná-la mais poderosa. Em palavras simples, a taxa de conversão é uma métrica usada para calcular a porcentagem de visitantes convertidos em clientes por meio do site, loja ou página de destino. Depois que uma empresa identifica suas atividades de campanha de marketing, faça alterações e otimize a campanha para obter melhores resultados.

A fórmula da taxa de conversão é:

Taxa de conversão = (número total de conversões / número total de visitantes)*100

Vamos entender a taxa de conversão com um exemplo:

Se você estiver executando uma loja de comércio eletrônico e quiser analisar a taxa de conversão de sua loja, use esta fórmula de taxa de conversão de comércio eletrônico para identificar a taxa de conversão.

Para identificar a taxa de conversão de sua loja de comércio eletrônico, você precisa analisar quantas porcentagens de visitantes que chegam à sua loja são convertidas em clientes.

Para empresas diferentes, as conversões podem ser diferentes, como compras, cliques, leads, preenchimento de formulários etc. É por isso que as empresas usam diferentes tipos de métricas de conversão para identificar a taxa de conversão:

  • CPL (custo por lead)
  • CPC (custo por conversão)
  • CCR (taxa de conversão de cliques)
  • CPA (custo por ação)

Vamos discutir isso em detalhes!

CPL (custo por lead)

O custo por lead é uma métrica simples usada pelas empresas para identificar o custo necessário para cada geração de leads por meio de suas campanhas publicitárias. Com a métrica de custo por lead, as empresas podem descobrir quanto estão gastando para cada lead e se isso é lucrativo ou recebe mais dinheiro por cada lead. Depois que eles descobrirem o custo por lead, faça alterações na campanha e torne-a uma campanha melhor.

A fórmula do custo por lead é:

Custo por lead (CPL) = Custo total da campanha / Quantidade total de leads

CPA (custo por ação)

O CPA também é conhecido como Custo Por Ação, e essa métrica é usada pelas empresas para identificar o custo de cada ação realizada pelos clientes em um site, loja ou página de destino. Para as empresas, a ação pode ser comprada, clique, venda, consulte, preencha o formulário etc. Portanto, depende dos requisitos do negócio. Com essa métrica, uma empresa pode calcular o valor gasto para cada ação do cliente. Essa métrica é uma das métricas importantes para determinar o custo de cada ação e como as empresas podem otimizar sua campanha com essa métrica.

A fórmula do custo por ação é:

Fórmula de custo por ação (CPA) = custo total da campanha / valor total da conversão

CCR (taxa de conversão de cliques)

A CCR também é conhecida como Taxa de conversão de cliques, e essa fórmula é completamente diferente. As empresas o usam para identificar a porcentagem de conversão do número total de cliques provenientes de campanhas publicitárias. Com a métrica Taxa de conversão de cliques, as empresas podem identificar quantos visitantes chegam ao site, loja ou página de destino e a porcentagem de conversão do número total de cliques.

A fórmula da taxa de conversão de cliques é:

Taxa de conversão de cliques (CCR) = Número total de conversões / Número total de cliques

CPC (custo por conversão)

O CPC também é conhecido como custo por conversão. Essa métrica é usada pelas empresas para identificar o custo de cada conversão por meio de campanhas publicitárias. É uma das métricas essenciais usadas por empresas diferentes para finalidades diferentes porque a conversão é diferente para cada empresa, incluindo compra, clique, leads, inscrição etc., para identificar essa métrica. Ele pode calcular o valor gasto para cada conversão. Também ajuda a identificar as mudanças necessárias para otimizar a campanha e obter a conversão com menor custo.

A fórmula do custo por conversão é:

Custo por conversão (CPC) = custo total da campanha / número total de conversões

O que é uma taxa de conversão de site?

Se você estiver executando um site e obtendo tráfego potencial que se converte em clientes, é hora de identificar a taxa de conversão do site para que você possa otimizá-la e expandir seus negócios.

Primeiro, você deve entender que diferentes conversões estão disponíveis de acordo com os requisitos de negócios. Portanto, quando qualquer visitante acessa o site, as empresas exigem essas conversões:

  • Inscreva-se no boletim informativo
  • Comprar
  • Preencher formulário
  • Agendar compromissos
  • Criar uma conta gratuita
  • Baixar aplicativo/arquivo
  • Inscrição
  • Compartilhamento/engajamento de conteúdo

Estas são algumas das conversões mais usadas pelas empresas. Sempre que os visitantes acessam o site, esses são os call-to-actions que as empresas adicionam e usam métricas para calcular a taxa de conversão.

Por que a taxa de conversão é importante?

Para as empresas, a taxa de conversão desempenha um fator importante que as ajuda a identificar o desempenho de suas campanhas publicitárias e quantas conversões estão obtendo por meio da campanha. Com a métrica da taxa de conversão, você pode descobrir quantos visitantes são convertidos como clientes em seu site e onde falta para aumentar a taxa de conversão. Esses dados ajudam você a otimizar sua campanha e aumentar sua taxa de conversão. É uma fórmula simples usada para determinar a taxa de conversão de qualquer campanha e quais são as alterações necessárias para otimizar a campanha.

A taxa de conversão dá às empresas a direção certa para determinar se estão colocando esforços e dinheiro na direção certa e, se necessário, mudanças, para otimizar a campanha e obter melhores resultados.

Melhores ferramentas para rastrear a taxa de conversão

Para aumentar a taxa de conversão de suas campanhas de marketing, você precisa de dados precisos de campanhas anteriores para usar essa métrica e identificar a taxa de conversão e as alterações necessárias nas campanhas de marketing para torná-las mais eficazes. Para obter uma taxa de conversão precisa, você pode usar ferramentas de rastreamento em campanhas de marketing que monitoram os visitantes sempre que eles realizam atividades em um site, loja ou página de destino.

Aqui estão algumas ferramentas de rastreamento com a melhor classificação:

  • Google Ads
  • Google Analytics
  • Anúncios do Facebook
  • Twitter Ads
  • Promoção do Pinterest

Você pode considerar essas ferramentas para rastrear as atividades dos visitantes durante a execução de suas campanhas publicitárias. Mais tarde, você pode usar esses dados precisos para determinar a taxa de conversão de sua campanha e como otimizar a campanha para obter melhores resultados.

Melhores maneiras de calcular a taxa de conversão do site ou da campanha

É importante que as empresas conheçam as melhores maneiras de calcular as taxas de conversão de sites ou campanhas. Isso os ajuda a entender o que funciona para eles, as alterações necessárias e como otimizar o site ou a taxa de conversão da campanha.

Seja executando um site ou campanha, a conversão (ou resultado) é diferente com base nos requisitos de negócios. A conversão pode ser uma compra, teste gratuito, clique, lead, engajamento etc. Portanto, primeiro você precisa definir qual tipo de conversão deseja do site ou campanha e, em seguida, escolher uma fórmula que ajude a calcular a taxa de conversão do site ou da campanha.

Depois de selecionar o resultado do seu site ou campanha, você pode escolher uma métrica de taxa de conversão e aplicá-la ao seu site ou campanha. Vamos ver!

Taxa de conversão = (número total de conversões / número total de visitantes)*100

Por exemplo - Se você é uma empresa de software e está executando uma oferta em seu site para uma avaliação gratuita e cerca de 1.000 visitantes visualizam a oferta no site e 200 visitantes compram o software, você pode usar esta fórmula:

Taxa de conversão = (número total de conversões / número total de visitantes)*100

Taxa de conversão = (200/1000)*100,

Isso significa que a taxa de conversão do seu site é de 20%.

Da mesma forma, você pode usar esta fórmula para identificar a taxa de conversão da campanha, identificando o resultado da sua campanha e, em seguida, aplicando a fórmula da taxa de conversão.

Como aumentar a taxa de conversão do seu site ou campanha?

Se você deseja expandir seus negócios e aumentar a taxa de conversão, faça algumas mudanças importantes que o ajudem a chamar a atenção dos clientes, gerar leads qualificados e aumentar as vendas e as conversões.

Aqui estão algumas maneiras mais eficazes de aumentar a taxa de conversão do seu site ou campanha:

1. Otimize seu site/página de destino

Um site ou página de destino atraente é essencial para qualquer negócio gerar leads qualificados e convertê-los em clientes. Com uma página de destino, a promoção de produtos ou serviços é fácil e incentiva os visitantes a tomar decisões de compra. Você precisa converter seu site simples em um site poderoso, atraente e atraente com call-to-actions, assinatura de newsletter, chatbot, etc., e aumentar a taxa de conversão.

2. Crie blogs úteis

Além disso, você pode começar a escrever blogs úteis e valiosos para fornecer informações valiosas a seus clientes em potencial e criar confiança em sua marca. Com os blogs, você pode gerar tráfego de clientes em potencial em seu site que pode ser convertido em vendas. É a maneira mais eficaz e orgânica de atingir clientes em potencial e incentivá-los a tomar decisões de compra mais rapidamente.

3. Marketing de mídia social

Bilhões de pessoas estão usando ativamente plataformas de mídia social e certamente seus clientes em potencial. Portanto, se seus clientes em potencial estão nas mídias sociais, por que você não está agindo para chegar até eles e promover seus produtos/serviços? Você precisa construir uma presença forte no Facebook, seguir Instagram, Twitter e YouTube para chamar a atenção do seu cliente e incentivá-lo a tomar decisões de compra mais rapidamente.

4. E-mail Marketing

Para atrair clientes em potencial para o seu lado e aumentar as vendas, o email marketing é a estratégia de marketing preferida que quase todas as empresas usam para atrair clientes, gerar leads qualificados, nutrir leads e obter mais vendas e conversões. O marketing por e-mail é uma plataforma onde ele pode promover consistentemente seus produtos/serviços para clientes em potencial e criar confiança em sua marca.

O marketing por e-mail não é um jogo único; é o processo de chamar a atenção dos clientes, gerar leads qualificados, nutrir leads e finalizar com mais vendas.

5. Referências

As referências são uma estratégia tradicional, mas poderosa, para aumentar as vendas e as conversões. Se você tem um grupo de clientes anteriores que obtiveram benefícios depois de usar seus produtos e serviços, peça a eles que indiquem seus produtos e serviços a outras pessoas carentes. Há um potencial ilimitado para usar essa estratégia de marketing e expandir seus negócios.

6. Teste A/B

O Teste A/B é uma estratégia de marketing obrigatória que aumenta as vendas e otimiza suas campanhas de marketing. Com o teste A/B, você pode descobrir o que funciona e traz resultados e o que precisa mudar em sua campanha ou site para obter melhores resultados. Se você deseja otimizar seu site ou campanha, precisa criar dois sites ou campanhas juntos e executá-los por algum tempo. Posteriormente, você pode comparar os dois sites ou campanhas e ver qual oferece melhores resultados e quais são as alterações necessárias nas campanhas ou sites para aumentar as vendas e as conversões.

7. Notificações de Provas Sociais

Atualmente, as notificações de prova social são muito procuradas e muitas empresas usam essa estratégia para aumentar as vendas e as conversões. As notificações de prova social são notificações pop-up atraentes que você pode exibir em seu site e chamar a atenção dos clientes e incentivá-los a realizar ações semelhantes às dos outros. Você pode usar essas atraentes notificações pop-up em lojas de comércio eletrônico, páginas de destino e sites e aumentar suas chances de converter visitantes em clientes. Se você planeja adicionar notificações de prova social em seu site, crie uma conta gratuita no WiserNotify e exiba notificações pop-up em seu site. O WiserNotify é a melhor plataforma de notificações de prova social nº 1 que oferece suporte a mais de 250 plataformas, incluindo WordPress, criadores de páginas de destino e ferramentas de marketing por e-mail, nas quais você pode usar as notificações pop-up do WiserNotify e aumentar as vendas e as conversões.

Conclusão

A taxa de conversão é a métrica mais importante para qualquer empresa analisar o desempenho de seu site e campanhas e tomar as decisões certas para expandir seus negócios. A taxa de conversão ajuda as empresas a identificar o que funciona para seus negócios e o que requer alterações em seu site ou campanha para obter os resultados desejados.